domingo, 27 de novembro de 2022

Proteção e Segurança

 

Em caso de acidente, aproxime-se cuidadosamente do local, caminhando a favor do vento. Evite entrar na zona do acidente. Caso existam vítimas, elas devem ser resgatadas unicamente por pessoal capacitado e com equipamento de proteção apropriado. A partir do momento em que a situação tenha sido plenamente avaliada, aproxime-se do local sem entrar na área de perigo. Isole a área, as pessoas e procure evitar danos ao meio ambiente. Mantenha as pessoas distantes do local, fora do perímetro de segurança, em um local com o vento a favor. Procure manter um espaço suficiente para movimentar e retirar seu próprio equipamento.

Identifique os riscos. O envelope de transporte, etiquetas nas embalagens, documentos de transporte, ficha de emergência, placas de identificação dos veículos, dos tanques ou pessoas conhecedoras do local são fontes valiosas de informação. Avalie a documentação disponível e consulte as recomendações do Guia referente ao produto, visando a redução imediata dos riscos.

Novas informações fornecidas pelo responsável pelo produto ou obtida de fonte autorizada podem mudar alguns detalhes ou enfoques enunciados no Guia. Lembre-se que o Guia fornece somente a informação mais importante para o atendimento inicial em relação a uma família ou classe de produtos perigosos. Quanto mais informações específicas sobre o produto você obtiver, mais adequado será o auxílio.


AVALIE A SITUAÇÃO

Há derramamento, incêndio ou vazamento gasoso? Quais são condições do tempo? Há sol? Está chovendo? Como é o terreno? Quem ou o quê está em risco? A população? Propriedades? O meio ambiente? Que ações devem ser tomadas? É necessária evacuação? É necessário fazer um dique de contenção? Que recursos humanos e materiais serão necessários e quais estão disponíveis? O que pode ser feito de imediato?

Solicite ajuda - Relate a situação a seus superiores, para que avisem os órgãos responsáveis, e peça apoio de pessoal especializado.

Decida como entrar na área - Evite tornar-se parte do problema por tentar resgatar pessoas, proteger propriedades ou o meio ambiente sem os equipamentos de proteção adequados. Entre na área somente quando estiver usando o equipamento de proteção apropriado. (pág. 278)

Atendimento à emergência - Estabeleça um posto de comando e linhas de comunicação. Se houver vítimas, faça o resgate, (desde que a ação não coloque em risco sua própria segurança ou a de outras pessoas). Mantenha o controle do local. Analise com freqüência a situação e modifique o atendimento, quando necessário. A primeira ação de proteção a ser considerada é a segurança das pessoas que estão na área ao redor, incluindo a sua própria segurança.

Acima de tudo - Não toque nem ande sobre o produto derramado. Evite a inalação de gases, fumaças ou vapores, ainda que não haja produtos perigosos envolvidos. Não imagine que os gases e vapores são inofensivos por não terem odor. Os gases e vapores inodoros podem ser prejudiciais à saúde. Manuseie com cuidado os recipientes vazios. Eles podem conter material residual perigoso em seu interior ou na superfície externa.

Professor Elias Batista Nogueira é chefe de serviço de Levantamento e Mapeamento da Defesa Civil do Município de Japeri no RJ - Matricula 9179-01

Nenhum comentário:

Postar um comentário