ELIO EUGENIO MÜLLER.



            Foi o primeiro protestante (um pastor luterano) que chegou à Chefia do Serviço de Assistência Religiosa - SAREx, no Exército Brasileiro, em Brasília - DF, no ano de 1998. O cargo de Capelão Chefe, ao longo da história do Brasil, desde o tempo do Império sempre fora exercido por padres católicos, em particular, desde os tempos que o Católicismo era a religião oficial do Brasil. Com a nomeação de Capelão Elio Eugenio Müller, para o exercício da Chefia do SAREx, a Instituição Militar demonstrou abertura e espírito ecumênico, sinalizando que na Força não existe discriminação religiosa, para o exercício da carreira militar.
            Elio Eugenio Müller nasceu no dia 12 de novembro de 1944 em PANAMBI. É filho de ARTHUR THEODORO MÜLLER e de HILDA MÜLLER.
            Elio Eugenio Müller é Capelão Militar, aposentado, no posto de Coronel, do Exército Brasileiro, formado em Teologia, nível superior, pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
            Elio Eugenio Müller atuou como Capelão Militar nos seguintes "Grandes Comandos Militares":
5ª Região Militar (Curitiba-PR) de 1983 a 1994, Comando Militar do Nordeste (Recife-PE) de 1994 a 1998 e, Chefia do SAREX (Brasília - DF) de 1998 a 1999.
            Ao longo de sua vida no exercício da pastoral militar, o pastor Elio Eugenio Müller distinguiu-se, sempre, por uma postura ecumênica e fraterna. Lutou em favor da aproximação dos diferentes credos religiosos, para uma busca de entrosamento e ação conjunta. Essa postura ecumênica foi incentivada e fortalecida pelos diferentes Chefes Militares, sob o Comando dos quais Capelão Müller chegou a servir. Isso foi um indicador de que os Comandantes Militares mostraram interesse nessa aproximação fraterna e cristã entre os diferentes credos, presentes nos quartéis.
            O Capelão Padre José Eudes da Cunha, do CMNE, no Recife assim se expressou sobre a atuação ao lado do Capelão Elio Müller: - “Foi uma época especial para a Capelania Militar que deixa em nós a grata experiência com esse esforço concentrado em favor da busca de uma unidade de todos os cristãos. Capelão Müller marcou seu tempo e as nossas vidas, pelo despreendimento, permanente e contínuo, em favor da atividade fraterna (ecumênica). Ele não só sonhou com a Unidade dos Cristãos. Ele viveu essa Unidade, com o seu marcante espírito fraterno, sempre de maneira muito concreta e intensa, contagiando a todos".
            Antes do ingresso no Quadro de Capelães Militares do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx) o pastor Elio Müller foi pároco em diversas paróquias da IECLB começando em Itati, no atendimento o Litoral Norte do Rio Grande do Sul, de Osório até Torres, (de 1969 até 1975), pastor em Sobradinho – RS (de 1975 a 1976) e, pastor em Novo Hamburgo - RS (de 1976 a 1983).
    Casou em 1970 com DORIS VOGES BOBSIN, uma descendente do patriarca Carlos Leopoldo Voges, (dos pioneiros que, em 1826, iniciaram a Colônia de Três Forquilhas, situada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul).
            Frase: A ajuda ao semelhante, particularmente em momentos difíceis, é o mais puro gesto de solidariedade daqueles que têm Deus no coração.

            O SAREX = SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DO EXÉRCITO, está subordinado ao Departamento-Geral do Pessoal (DGP). Compete à sua Chefia, localizada no Quartel-General do Exército, em Brasília, expedir diretrizes e orientações para as subchefias e capelanias existentes.
            Os militares, da ativa e da inatividade, pensionistas e servidores civis, incluindo respectivos familiares, são objeto da ação pastoral do SAREX. O esforço maior está voltado para os jovens que são acolhidos a cada ano para a prestação do Serviço Militar. São orientados e instruídos sobre as virtudes cristãs (1º Coríntios 13, 13): da caridade (amor), que se expressa em solidariedade; da esperança, que se expressa na preparação para o futuro (vocação profissional, vida saudável, livre de vícios); e da fé, que se expressa na busca dos valores maiores (promoção de paz e justiça) e se concretiza pelo amor a Deus e à Pátria.
           
O Exército vem procurando efetuar investimentos, buscando dotar o SAREX de melhores condições para cumprir sua missão. Retiros e cursos de atualização teológica têm sido promovidos, bem como há avanços na informatização das capelanias militares, para as quais, também, estão sendo construídas novas salas de trabalho e reuniões.

Demonstração de ecumenismo.

            O Serviço de Assistência Religiosa do Exército, desde 1998, vem sendo chefiado pelo Coronel Capelão ELIO EUGENIO MÜLLER, Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB.
            A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) é originária da imigração de alemães luteranos, com formações das congregações suíça em 1819 em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, e de alemães em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, e Blumenau, Santa Catarina, em 1824, na cidade do Rio de Janeiro (1827), e em Domingos Martins, Espírito Santo, (1846). Estas comunidades começaram a organizar-se com apoio da Igreja Territorial da Alemanha. Em 1886, fundou-se o Sínodo Rio-Grandense da Igreja Evangélica Alemã, sob a liderança do Rev. Wilhelm Rotermund. Em 1968, esse Sínodo, com o Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros Estados da América do Sul (1905), a Associação de Comunidades Evangélicas de Santa Catarina e Paraná (1911) e o Sínodo Evangélico do Brasil Central, formaram a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A Migração de sulistas e capixabas luteranos apartir de 1970 por outras áreas do Brasil, notavelmente em Rondônia fez surgirem novas comunidades.
            Em 2004 a IECLB conta com 713.502 membros, distribuídos em 18 Sínodos, 413 paróquias, 1.770 comunidades, 1.162 Pontos de Pregação, 46 Escolas, 13 Ancionatos, 20 Hospitais e 12 Casas de Retiro, 577 pastores, 34 diaconisas, 98 obreiros e obreiras diaconais e 135 catequistas. Possui organizações étnicas, como a Comunidade Escandinava, Comunidade Húngara, uma Congregação Japonesa e o Grupo de Negros da Escola Superior de Teologia. A IECLB é forte atuante na área diaconal e em atividades ecumênicas.

            Qualquer comentário que se pretenda fazer a respeito do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREX), há de se fazer menção a seu Patrono, aquele capitão e frade franciscano que, tendo nascido no dia 13 de fevereiro de 1913, em Morada Nova, Município de Abaeté (MG), foi registrado e batizado com o nome de Antônio Álvares da Silva.
            Ordenado sacerdote em 1937, como demonstração de seu amor a Deus, a quem desejava servir incondicionalmente, fez-se "homem novo", passando a ser chamado e conhecido como Frei Orlando.                Em pleno curso da 2ª Guerra Mundial, assumiu, em 1944, a função de capelão militar no 11º Regimento de Infantaria, que se preparava para seguir rumo ao Teatro de Operações na Itália. De acentuado zelo pastoral e sem temer nenhum tipo de perigo, procurava permanecer sempre junto de nossos pracinhas na frente de combate. E foi no cumprimento de seu dever de sacerdote que faleceu tragicamente, a 20 de fevereiro de 1945, em Bombiana, vítima do disparo acidental da arma de um "partisan" italiano.             Em pouco menos de um ano de caserna, Frei Orlando evidenciou, de forma inquestionável, virtudes como abnegação, destemor e patriotismo, tornando-se, assim, modelo para todos aqueles que cumprem a relevante missão de apresentar o amor de Deus na condução da vida de cada um.